segunda-feira, 27 de julho de 2009

São Pedro da Torre - Incêndio em quartel abandonado da Guarda Fiscal





Incêndio no imóvel da ex-Guarda Fiscal
Valença, Quinta, 18 de Junho de 2009
No dia quatro do corrente mês de Junho, manifestou-se um incêndio no imóvel da Ex- Guarda Fiscal, edifício há vários anos adquirido em haste pública, pela importância 7.380.000$00, através da Câmara Municipal ao Ministério das Finanças, que por sua vez a cedeu à Junta de Freguesia de então.
Tal imóvel foi motivo de cessão, através da Portaria nº.799/98 , publicada na II série, nº. 189 do Diário da República de 18/8/1998, cujo diploma legal, limitava aquele imóvel de interesse público, destinado a um centro jovem, que permitiria ocupar os tempos livres de crianças e adolescente da região.
Na referida Portaria diz taxativamente que, esta cessão ficava sujeita ao preceituado no artigo 2º. Do Dec.Lei nº.97/70 de 13 de Março, ou seja, se no prazo máximo de DOIS ANOS o prédio não fosse sujeito a uma intervenção para o efeito concedido, voltando à posse do Estado, sem quaisquer indemnizações.
Na altura os membros independentes na Assembleia de Freguesia, votaram contra essa compra, por considerarem que naquela altura para a recuperação daquele imóvel, eram necessários mais de VINTE MIL CONTOS. Para além disso, a localização daquele edifício destinado pela Portaria, 799/98, não tinha o mínimo de viabilidade para aquilo que nela era apontado e o conteúdo do diploma, só revelava desconhecimento total da sua localização e potencialidades.
Quem pagou o imóvel foi todo o povo de São Pedro da Torre, através das receitas próprias da Freguesia, (Comissão de Baldios) (Dinheiro Esbanjado), quando havia obras muito mais prioritárias na Freguesia.
Contudo, mesmo aqueles que votaram contra, aceitaram o resultado da votação.
Agora pergunta-se: Porque não foram cumpridas as formalidades, constantes da referida Portaria?
Será que o imóvel foi motivo de fogo posto? Aquele incêndio que apenas deixou as paredes em pé, deixa-nos algumas interrogações.
Onde andavam o que se intitula Comandante daquela Zona? E o Cabo de Mar? Se calhar ainda estariam a dormir! No Sinistro compareceram os B.V. de Valença que já nada poderam fazer, segundo fonte de informações que nos foram indicadas.
O Editor/Colaborador


in




1 comentário:

  1. Como foi possível tudo isto ter acontecido???
    Com a incúria de quem????
    Foi no velhinho posto de São Pedro da Torre - Valença, que este rapaz estagiou no ano de 1990 (Abril?) durante 15 dias. Quem comandava o Destacamento de Valença era um Capitão (do qual não melembro o nome)mas que era conhecido pelo "CARTA A GARCIA".
    Hoje sou Sargento Ajudante no activo e nos guitas, mas a comandar um posto Fiscal. Sim Graças a Deus ainda vão havendo......
    Cumprimentos

    ResponderEliminar