domingo, 26 de julho de 2009

Gerês - Guarda Fiscal (primórdios) na fronteira de Portela do Homem -



O primeiro postal a ser aqui publicado mostra a Portela do Homem provavelmente em finais do Século XIX.
Editado pela Union Postale Universelle, nele podemos ver a paisagem do Gerês e dois guardas fiscais numa área não identificada mas, que acreditando no tema do postal, estará na zona da Portela do Homem. Será um interessante exercício tentar identificar os picos que vemos no postal e o local a partir do qual a fotografia secular foi obtida.
(...)
Tive a oportunidade de conhecer um antigo guarda fiscal que me contou algumas estórias da sua longa vida. Nos dias em que a vida era um pouquinho mais complicada do que agora, nos dias onde a fala não era livre e o amigo podia ser um bufo ao serviço da PIDE, tentava-se sobreviver. Passando muitos meses de serviço na Portela do Homem, esse guarda fiscal tinha por vezes como função vigiar a quantidade de minério que do interior da Terra os mineiros dos Carris extraíam.
Por vezes era difícil atingir as quotas impostas pelo omnipresente estado e a solução encontrada era o contrabando vindo das Minas das Sombras na vizinha Espanha. Vigiando todo o carregamento, havia sempre o cuidado de não deixar adicionar mais minério ao longo do caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário