segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cais Sodré Lisboa - Antigo Posto da Guarda Fiscal


O Posto da Guarda Fiscal do Cais Sodré, Lisboa, foi construído em 1904, sendo totalmente de madeira. Era um ex-libris da cidade e da GF. Manteve-se em estado razoável de conservação e guarnecido até 1993, ano da extinção da Guarda Fiscal. Com a integração na GNR foi desguarnecido e deixado ao abandono. Frequentado por toxicodependentes acabou por arder totalmente pouco tempo depois. Uma perda para a cidade e para o património da Ex-Guarda Fiscal que a GNR prometeu cuidar mas que tem delapidado irresponsavelmente.
O Presidente da Câmara Municipal, João Soares, autorizou a construção de um bar no mesmo local, também em madeira, e que apresenta algumas semelhanças com o antigo posto - o bar Guarda Rio.

Restaurant Marisqueira ‘Guarda Rio’ Cais do Sodré: fresh seafood, beautiful river views & smugglers
Restaurant Marisqueira ‘Guarda Rio’, (Antigo Pavilhão da Guarda Fiscal, a former observation point overlooking the river Tagus) is located just near Cais do Sodré, Lisbon’s major bus, metro, train station and ferry terminal. The marisqueira (seafood in Portuguese) is unfailingly fresh, the waiters are very friendly.




The very old wooden building of the restaurant has a long history. It was built in 1904, used by the Fiscal Guards (Guarda Fiscal) as an observation post to watch the ‘contrabando’ (smugglers) who arrived by boat from overseas.




in




Sem comentários:

Enviar um comentário