domingo, 26 de julho de 2009

Posto da Guarda Fiscal de Salema, Vila do Bispo, ao Abandono








Antigo posto da Guarda Fiscal abandonado na Praia da Salema

armindo vicente
Posto da Guarda Fiscal abandonado na praia da Salema
Quem veraneia na praia da Salema, em Vila do Bispo, não se sente mais seguro por ter um posto da Guarda Fiscal a cerca de vinte metros do areal. O posto foi desactivado há anos e, desde então, foi deixado ao abandono e tomado de assalto pelas ervas que aproveitaram a falta de movimento para proliferarem.
O espaço acusa as mazelas que a falta de intervenção lhe causou: os vidros estão partidos, as paredes sem cor e o jardim mudou de categoria para mato. É, por isso, um caso de poluição visual para quem pretende banhar-se nas águas daquela praia. É também um foco de incomodidade para os clientes do café situado mesmo ao lado, já que as ervas quase invadem a esplanada.Gilberto Viegas, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, contactado pelo «barlavento», disse conhecer a situação e revelou que «há dois ou três meses mandámos limpar as ervas. É a única coisa que podemos fazer, pois o edifício está à guarda da Direcção Geral de Finanças e Tesouro».O autarca adiantou ainda que «a Câmara já demonstrou o interesse à entidade que tutela o imóvel e tem a expectativa de adquirir o edifício, para converter o posto num museu». O museu em questão seria dedicado ao navio francês L’Océan, que foi incendiado e se afundou em 1759, entre a Praia da Salema e a da Boca do Rio. «A Câmara já estabeleceu um protocolo para cedência de algum espólio do navio», acrescentou Gilberto Viegas.O «barlavento» contactou a Direcção Geral de Finanças e Tesouro que não deu mais informações, por este ser um processo, entre muitos, que o Ministério das Finanças tem entre mãos, mas remeteu esclarecimentos para mais tarde.Enquanto o processo de permuta de propriedade não estiver concluído, não se prevêem melhoras no estado do antigo posto da Guarda Fiscal, mas Gilberto Viegas mostra-se esperançado em «resolver a situação em breve».









1 comentário:

  1. Só pode, no local e na praia em questão, só está á espera que vá a hasta publica para um dos senhores que sabemos o comprar e ficar com uma bela casa de férias.

    ResponderEliminar