domingo, 3 de outubro de 2010

Posto de Russianas - Barrancos - 1932 - Instalações de famílias de guarda fiscais


Mais uma excelente fotografia do espólio do Sr. Tenente Seixas, gentilmente enviada pelo seu neto, e nosso estimado colaborador, o Sr. Eliseu Seixas Aguiar.

Em nossa opinião, esta é uma das fotografias mais "ricas" que até hoje recebemos, porque ilumina de um ponto de vista histórico-sociológico a vida penosa dos guarda fiscais e suas famílias, que, devido aos locais inóspitos onde eram colocados e a um horário de serviço que, praticamente, só lhes permitia afastarem-se da área do posto no período de férias anuais, os obrigava a construirem com as suas próprias mãos e com os materiais que a natureza ali disponibilizava os lares para viverem com as suas famílias.

Já tínhamos ouvido várias descrições destes casebres construídos em torno dos postos e das suas parcas condições, surge agora esta foto a confirmá-los.

2 comentários:

  1. Ola colegas, e com imenso gosto que partilho este blog .Pois nos continuamos vivos , sou do ultimo curso de 85 altura Centenario da G.F. Faço serviço no posto Fiscal do Aeroporto do Porto.O meu apelido e Carvalho. OS meus contactos são:Contacto pessoal 937835802 serviço,22/9449100.Aguardo contactos vossos .Adeus ate ao vosso contacto.

    ResponderEliminar
  2. Caro camarada Carvalho,

    envie o seu endereço electrónico para picachouricos@gmail.com
    CD

    ResponderEliminar