domingo, 17 de outubro de 2010

Exposição "Guarda e República" foi feita justiça à Guarda Fiscal

Foto publicada em :http://guardafiscalorg.blogspot.com/2010/10/guarda-fiscal-na-exposicao-guarda-e.html



Em tempo, denunciámos o que, na nossa perspectiva, tinha sido um acto de afronta e de encobrimento da verdade por parte dos organizadores da exposição " A Guarda e a República" ao não fazerem referência, por mínima que fosse, ao papel da Guarda Fiscal na implantação da República, designadamente nas operações militares do 31 Janeiro de 1981, no Porto, e do 4 e 5 de Outubro de 1910, em Lisboa. Tanto mais que a GNR, que organizou a exposição, tem por Lei, a responsabilidade de preservar a memória histórica da Guarda Fiscal. Daí o nosso título de então: Exposição "A Guarda e a República" no quartel do Carmo: uma vergonha!

Tivemos agora notícia pelo site "Guarda Fiscal- memória" que a exposição a Guarda e a República se encontra novamente patente ao público, agora no Ministério da Administração Interna, e que nela foram integradas várias peças museológicas referentes à acção da Guarda fiscal na implantação da República, nomeadamente o estandarte do Batalhão nº 3, Porto, pela sua actuação na Revolta do Porto de 1891 e a quem foi concedido o Grau de Oficial da Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito.

Está também presente, entre outros, uma escultura de um guarda fiscal. Chamamos a atenção para esta escultura onde se pode ver o "nosso" velho blusão azul, impermeável, com capuz. Porquê esta referência? Porque foi a primeira peça de vestuário, deste género, empregue por uma força de segurança em Portugal e veio marcar uma mudança significativa no tradicional fardamento das polícias, dando-lhe um aspecto mais "arejado" e de acordo com o tempo.

Resta-nos acrescentar que não foi só ao Batalhão nº 3 que foi dada a condecoração do Grau de Oficial da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Como já noticiamos em post anterior, e com imagem enviada pelo sr. Sílvio Maldonado, aquando da centenário da GF, o Presidente da República, General Ramalho Eanes,concedeu à Guarda Fiscal o título de Membro-Honorário da mesma Ordem.

Foi feita justiça à Guarda Fiscal.

Estão, pois, de parabéns os organizadores da Exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário