quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Posto Fiscal de Vale de Grou, Secção de Safara, instalações das famílias dos guardas fiscais - 1932 (presume-se)


Mais uma excelente foto do espólio do Sr. Tenente Seixas, enviada pelo seu neto o Sr. Eliseu Seixas Aguiar.

Pela observação das toscas "habitações", feitas com as suas próprias mãos e com os recursos existentes nos arredores do posto onde prestavam serviço, podemos imaginar quão dura era a vida dos guardas fiscais e suas famílias nesta época.

Se na foto destas instalações em torno do posto de Russianas, publicada em post anterior, a construção das paredes parecia ser feita com base em terra amassada (tipo taipa), já aqui o material usado são, apenas, pequenas pedras sobrepostas, uma técnica de construção que ainda é visível em antigos muros de protecção de propriedades. Os telhados, aproveitando a vegetação local, eram de colmo/palha.
___________________

O nosso amigo e colaborador, José Jorge, enviou-nos por e-mail um excelente comentário alusivo a este tipo de construções. Dado o interesse do mesmo transcrevê-mo-lo abaixo:

"Não é de estranhar estas construções, pois em 1964,na mesma secção de Safara, Posto Foz dos Pardais, as nossas habitações também as paredes eram de pedra solta e os telhados eram de colmo. Para quem não sabe o que é colmo, é palha de centeio, as portas eram de tábuas de cofragem e as chaves das portas era um pedaço de arame ou cordel, amarrado pelo exterior, quando estávamos dentro das barracas eram trancadas com um pau pelo interior. Em 1965 na Secção de Mourão, Posto das Ferrarias, os telhados também eram de colmo,aliás eu já enviei para picachouriços, fotos do referido Posto das Ferrarias."


O endereço para as fotos do Posto de Ferrarias é: http://picachouricosgf.blogspot.com/2009/09/posto-gf-abandonado-e-casa-dos-guardas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário