terça-feira, 10 de agosto de 2021

Guarda Fiscal. Posto Fiscal de VILARELHO da RAIA - Chaves


 

Dedicamos, hoje, a nossa publicação ao Posto Fiscal de VILARELHO da RAIA, Secção de Chaves, do Batalhão N.º 3 (Porto) da Guarda Fiscal.

 Constam oito (8) fotografias. Cinco pertencem ao acervo do Sargento-Mor Sílvio Maldonado e datam dos anos, respetivamente: 1946, 1947, 1954, 1981, 1990. Há uma fotografia, já bastante divulgada nas redes sociais e publicada por Jmanel Vilabril (a que agradecemos) , com uma reconstituição histórica, recente, onde podemos ver dois camaradas, um em uniforme n.º1 e boné de motorista e outro em uniforme n.º 2 e barrete tradicional, para além da Bandeira Nacional. As outras duas fotografias são também recentes publicadas por AVIVAR - nos trilhos das memórias de Chaves (a que agradecemos) e pode ver-se a placa em chapa esmaltada a azul e branca identificativa do Posto de Vilarelho, como era tradicional em muitos postos da Guarda Fiscal.

Congratulamo-nos com o bom estado de conservação atual deste posto (um exemplo pouco comum), que, supomos nós, se deve à boa intervenção da Autarquia Local. 

Podemos reparar ( e supomos) que a intervenção da Autarquia melhorou bastante a fachada do antigo Posto Fiscal ao deixar a descoberto as belas pedras de granito que, no tempo da Guarda Fiscal estavam cobertas com um reboco pintado de branco. Parece-nos, também que a chapa de esmalte do posto é uma réplica das antigas sendo de fabrico recente. Pelos desenhos colados no vidro por cima da porta ( na foto onde estão os camaradas fardadas na reconstituição) parece que ali funciona, ou funciona, um jardim de Infância ou escola semelhante.

Um Bem Haja para as gentes de Vilarelho da Raia que souberam preservar o património material e imaterial da Guarda fiscal. Um exemplo a seguir.

Relativamente às fotos do Mor Maldonado, parece-nos, pela apreciação das fotos, que o posto já estaria desativado nos últimos anos da Guarda Fiscal. Mas sobre isso melhor saberão os camaradas da zona de Vilarelho ou que ali prestaram serviço.

Por último, uma curiosidade. na foto de 1947, se olharmos com atenção podemos ver um cavalo e vários guardas fardados. Tratar-se-ia, certamente, de uma ronda ao Posto acompanhada de fotografo para registar a fotografia do posto.


Votos de Boas Férias e Saúde para todos.

A equipa do Picachouriços - Guarda Fiscal 

 























Sem comentários:

Enviar um comentário