sábado, 24 de julho de 2021

Posto Fiscal da Fronteira de VILA VERDE DA RAIA - Chaves

Publicamos, hoje, oito fotografias ( seis do acervo do Sargento-Mor Sílvio Maldonado) das instalações da Guarda Fiscal junto à Fronteira de Vila Verde da Raia: O Posto Fiscal e suas dependências, bem como duas moradias também pertença da Secção e Companhia de Chaves, do Batalhão n:º 3 - Porto da Guarda Fiscal.

As três primeiras fotografias têm um enquadramento fotográfico idêntico. A primeira, de 1981, mostra-nos  um camarada à entrada do Posto, com o uniforme de cotim, dólman de gola aberta com a "célebre" camisola de lã azul. Ao centro da via podemos ver a cabine do nosso Serviço de Fronteiras onde se efetuava o controlo de passageiros, missão herdada pela Guarda Fiscal após o 25 de Abril de 1974  da extinta PIDE/DGS. Com o fim das fronteiras internas da Comunidade Comum Europeia, depois União Europeia, e a livre circulação de cidadãos este serviço terminou, tendo depois passado, progressivamente para o Serviço de Estrangeiros e  Fronteiras, que passou a controlar a circulação de passageiros nas  fronteiras  marítimas e aéreas e, esporadicamente e em situações especiais, também as terrestres.

Sabemos que esta missão de controle de cidadãos nas fronteiras vai agora, pela recente extinção do  SEF, passar para a competência da GNR e PSP. 

No fundo, vai voltar, em certa medida, à matriz que a Guarda Fiscal desenvolveu durante cerca de 25 anos com excelentes resultados do seu Serviço de Fronteiras. 

Foi uma boa opção governativa tirar a Guarda Fiscal do Controlo de Passageiros nas Fronteiras, para criar o SEF, para agora extinguir o SEF e dividir o serviço entre a PSP e a GNR? Pensamos que não!

Muitos continuam a argumentar, repetindo os "bons políticos" do Governo de 1992, que era inevitável extinguir a Guarda Fiscal devido à entrada na CEE e a abolição de fronteiras. Mas a estória continua mal contada como podemos ver no caso do controlo de passageiros nas fronteiras, para já não falar na missão de vigilância da fronteira marítima ( agora pela UCC) e no combate ao crime fiscal agora pela cada vez mais "insignificante" ( não há outro termo tal é o reduzido número de pessoal, verbas e meios) UAF .  Na mesma situação extinguiram os italianos a sua "Guarda Fiscal" a Grande GUARDIA DI FINANZA, criada em 1881, quatro anos antes da nossa GF? É óbvio que não!

 

 A segunda fotografia, já publicada pelo Picachouriços em 2009 é das mesmas instalações mas já abandonadas e onde se pode ler uma pichagem  na parede, a negro, " Galiza não é Espanha". A terceira é das mesmas instalações mas numa data  muito anterior.

 

Surgem depois algumas fotos de dependências do Posto como as cavalariças  ( a Guarda Fiscal, em tempos,  teve Cavalaria e, mesmo depois de extinta essa componente, em muitos quarteis, continuou a existir cavalos para os comandantes de Secção e Companhia se deslocarem nas rondas aos postos e outros serviços). Há , ainda, fotografias de duas vivendas da Guarda Fiscal de V. Verde da Raia.

Por fim surge uma foto de 1912, por nós já publicada em 2009, da Guarda Fiscal e Delegação Aduaneira de Vila Verde da Raia, onde está a ser hasteada, de novo, a Bandeira Republicana pela Guarda Fiscal após derrota das incursões monárquicas comandadas por Paiva Couceiro. A Guarda Fiscal tem forte tradição republicana tendo participado ma primeira revolta republicana de 1891, no Porto, contra a monárquica Guarda Municipal, depois Guarda Republicana do Porto.

Qual o será o estado atual das instalações da Guarda Fiscal na fronteira de Vila Verde da Raia?

Quem souber que nos informe.

Cumprimentos a todos,


A Equipa do Guarda Fiscal - Picachouriços.



















Sem comentários:

Enviar um comentário