terça-feira, 8 de outubro de 2013

20º Convívio Nacional dos Militares da Guarda Fiscal



2O º CONVÍVIO NACIONAL DOS MILITARES DA GUARDA FISCAL


Esta ano deu-se a feliz coincidência da data de 21 de Setembro – Dia de S. Mateus, Padroeiro da Guarda Fiscal – ocorrer no dia do 20º Convívio.

Eram 10 horas quando o Largo principal da Câmara Municipal de Águeda se começou a emoldurar com a chegada dos cerca de 400 militares, muitos acompanhados das suas famílias. Os abraços do costume, os sorrisos, a satisfação do novo encontro.

Às 11 na Igreja Matriz foi celebrada a Missa de sufrágio pelos colegas já falecidos, lido um Poema de amizade subordinado ao título – Se eu partir antes de ti… de que se destaca o final:

…A amizade só fará sentido, só terá razão de ser, se se trouxer o Céu para mais perto de nós – Mas se de facto, eu partir antes de ti… Creio,sinceramente,que não vou estranhar o Céu – Porque ser teu amigo é já um pedaço desse Céu- Que agora é meu e um dia será teu também.

Ofertada ao Pároco uma porcelana e um azulejo gravado alusivo ao evento.

Recebidos na Câmara Municipal pelo seu Presidente houve troca de palavras e de lembranças que vão recordar no sempre a passagem destes Militares pela cidade de Águeda. As lembranças recebidas irão engrossar o espólio dos Convívios existente já num pequeno Museu do Comando da G.N.R. de Castelo Branco. Imposta também mais uma fita comemorativa no Estandarte.

Depois o rumo ao Restaurante onde se deu aso à boa disposição e ao refazer de forças para enfrentar a vida. Ouviram-se “ os Gritos “ da GF, cantou-se o fado e o tradicional bailarico para fim de festa. Já anoitecia e os abraços de despedida sucederam-se pondo fim ao Convívio que se repetirá em 20 de Setembro de 2014 em terras beirãs.







 



Aqui em oração quero agradecer ao Snr. P.e Camões, dig.mo Pároco desta cidade de Águeda, a disponibilidade pronta para se associar ao nosso Convívio, celebrando esta Eucaristia em sufrágio dos colegas que já nos deixaram.Para que fique lembrada a nossa passagem por esta Paróquia ofereço em nome de todos esta porcelana gravada com dizeres alusivos à efeméride. Bem-Haja, Snr. P.e Camões. Caros colegas Neste momento solene do nosso Convívio quero saudar em Cristo todos os presentes e aqueles também que por motivos de saúde não estão aqui connosco. Hoje , dia de S. Mateus, nosso Padroeiro, vamos ofertar-lhe em espírito a nossa devoção. Debaixo da sua protecção vamos viver o pedaço de vida que nos resta. Para todos vós o meu sentido BEM-HAJA por continuaredes a alimentar a chama duma vida passada ao serviço da Guarda Fiscal. Quero dizer-vos , com sentimento profundo , que vos tenho a todos como verdadeiros amigos porque a amizade para mim é uma dádiva de Deus, acessível a todos, e uma benesse de valor inegável para quantos a praticam e fazem dela o seu dia a dia, o seu tú cá ,tú lá. É neste pensamento que me quedo lembrando todos os presentes e também todos aqueles que a lei da vida já levou e hoje aqui recordados com muita saudade, que dedico este poema : “ SE EU PARTIR ANTES DE TI … “ Se eu partir antes de ti quero pedir-te um favor: Chora quando quiseres mas não te preocupes comigo. Se não quiseres chorar, não chores… Se não o conseguires fazer, deixa lá, tudo bem. Se tiveres vontade de rir, ri e fica à vontade. Se alguns amigos te contarem algo a meu respeito, ouve-os com atenção e , se quiseres, dá a tua opinião. Se me elogiarem demais, corrige o exagero. Se me criticarem com verdade aceita mas se notares falsidade defende-me. Se quiserem fazer de mim aquela pessoa que não fui não os deixes continuar, repõe a verdade. Se quiseres podes unicamente dizer que fui sempre um bom amigo. Se tiveres vontade de escrever alguma coisa sobre mim diz apenas uma frase : Foi sempre meu amigo, acreditou em mim, mereceu a minha amizade. Aqui, se te comoveres, podes derramar uma lágrima… Não estarei presente para a enxugar mas não faz mal, outros amigos, decerto, o farão por mim. Gostava também de te dizer que deves viver como quem sabe que vai morrer um dia mas que morres como quem soube sempre ser um bom amigo do seu amigo. A AMIZADE só fará sentido, só terá razão de ser, se se trouxer o Céu para mais perto de nós. Mas, se de facto, eu partir antes de ti, Creio , sinceramente, que não vou estranhar o Céu Porque ser teu amigo é já um bom pedaço desse Céu Que, agora é meu e um dia será teu também… 21 de Setembro de 2013-09-11 ( Poema lido na Igreja da cidade de Águeda no 20º Convívio Nacional dos Militares da Guarda Fiscal )

1 comentário:

  1. Capitão MANUEL PEREIRA PINTO - REFORMADO, do S.G.E. oriundo da Guarda Fiscal - Filhas, genros, neta e neto cumprem o triste dever de participar o falecimento do seu ente querido no passado dia 7 de Março de 2014, em Canelas, Vila Nova de Gaia. A missa de 7º dia é celebrada hoje dia 13, pelas 19 horas, na Igreja Paroquial de Canelas. Antecipadamente agradecem a todas as pessoas que assistirem a este acto religioso. Aproveitam para agradecer sensibilizados a todos os que os acompanharam neste doloroso momento ou de qualquer outra forma lhes manifestaram o seu pesar.

    ResponderEliminar