quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A nova BOINA : GNR volta a copiar a Guarda Fiscal


                                               Nova boina da GNR

Boina da Guarda Fiscal de Cabo Verde





                                                Crachá da actual Guarda Fiscal de Cabo Verde






O camarada "Sentinela Vigilante" enviou-nos "A Boina", crónica humorística a propósito do fardamento da GNR. Fomos investigar e realmente a Guarda Fiscal manteve-se como polícia fiscal ( embora integrada na Polícia Nacional), após a independência daquela ex-colónia, mantendo missões idênticas e não rejeitando a simbologia da "velha" Guarda Fiscal. Os nossos parabéns e um grande abraço para os "PICACHOURIÇOS" de Cabo Verde.


A BOINA

Com a extinção da Guarda Fiscal e integração de parte dos seus elementos e a totalidade dos seus bens na GNR, levada a cabo por políticos íntegros e de grande visão de futuro (é bom não esquecer os principais nomes e as "amizades": ANÍBAL CAVACO E SILVA, DIAS LOUREIRO, OLIVEIRA e COSTA, entre outros), a GNR viu-se obrigada a "cair em si" e a aperceber-se do seu atraso em muitos domínios, nomeadamente no fardamento. As polainas "foram à vida", a camisa verde cinza do exército "foi à vida", as calças de cotim "foram à vida", o capote "foi à vida" e optaram por um novo visual e uma nova cor, o azul, num novo fardamento em que se podem encontrar muitas referências no fardamento da GF e poucas na GNR, salvo a gola "gargantilha" do casaco n.º1. O velho fardamento da GNR, embora desactualizado, tinha uma aspecto muito positivo, com poucas variantes, era igual para todos os militares. E facilmente se reconhecia um militar da GNR, independentemente da unidade a que pertencia.

Depois foi um "regabofe" de quintinhas da vaidade e de desiners de moda duvidosos em que cada comandante arranjava uns polos assim, outros assados, mandava imprimir as iniciais da sua "quinta" e lá ia a rapaziada para a rua. Até já era difícil(ainda é) aos próprios militares da GNR identificar os camaradas tantas são as versões de fardamento. Uns é boina verde com risca, outros canarinha, outros chapéu branco, outros bivaque, uns azul claro, outros escuro, uns amarelo,outros verde, infantaria com botas de montar... Enfim, uma trabalhada supostamente legitimada pela identidade das múltiplas unidades, subunidades, serviços e empenhos.

Mas se isto foi permitido assim anarquicamente a quase todos, à Brigada Fiscal, unidade que pela sua origem e missões merecia alguma distinção (por exemplo mantendo o, para mim, bonito barrete tradicional azul a dois tons com a estrela dourada de 16 pontas na fronte, como aconteceu com a Brigada de Trânsito com o boné branco) sempre lhe foi vedada qualquer veleidade neste aspecto. Parece anedótico mas, na realidade, era a unidade que melhor andava uniformizada "à GNR", quer dizer, de acordo com os seus regulamentos.

Andava a "tropa" da GNR assim "desfraldada" e mal ataviada. Uma dor de cabeça para os comandos com a proliferação de tantas fardas, barretes e boinas, quando, dizem as más línguas, uma delegação da Guarda Fiscal de Cabo Verde - força de segurança fiscal, que os caboverdianos souberam preservar integrando-a na sua Polícia Nacional, mas não a descaracterizando e aniquilando como aconteceu com Guarda Fiscal da "metrópole" - veio fazer uma visita à GNR. Os comandos da Guarda olharam os Guarda Fiscais de Cabo Verde e sorriram: Era mesmo aquilo! Era aquela boina e aquela cor que precisavam para dar uma nova imagem à GNR. E lá tiveram que copiar, mais uma vez, o fardamento dos "picachouricos": Desta vez a boina verde da GUARDA FISCAL de Cabo Verde.

Sentinela Vigilante


Sem comentários:

Enviar um comentário