quarta-feira, 27 de julho de 2011

Símbolos da Guarda Fiscal

O camarada José Euzébio, em tempos, enviou-nos algumas fotos com "preciosidades" do nosso fardamento, já raras de encontrar.




Podemos também ver a medalha comemorativa do centenário da Guarda Fiscal.




O nosso obrigado ao camarada José Euzébio por ter preservado estes artigos simbólicos.


1- As "velhas estrelas ( ou rosa-dos-ventos) que usávamos nas golas dos dolmans e das camisas.

2 - O primeiro crachá da Guarda Fiscal, usado em todo o dispositivo.




3. o segundo crachá da GF, substitui o anterior, e é também usado em todo o dispositivo.







4 - Para além dos dois crachás anteriores, podemos observar o crachá usada no antigo Bat. 2 - Évora. Consta, ainda a fivela do cinto com as estilizadas letras"GF", o alfinete de gravata e as estrelas para as golas das camisas e dolmans
.







5 - Medalha do centenário com o brasão de armas da GF











6 - Medalha do Centenário - podemos observar o padroeiro da GF, São Mateus, que foi cobrador de impostos; um guarda fiscal com o primeiro fardamento da instituição, ainda no século XIX, junto de um militar com o uniforme n.2, usado em 1985, armado de G3; um guarda das patrulhas móveis junto ao seu motociclo; um marco de pedra identificador da raia terrestre, uma lancha do serviço marítimo ( provavelmente a conhecida "centenário") um land rover de vigilância costeira equipado com um radar no tejadilho ( "baptizado" de "panela"), e um avião, talvez simbolizando o então serviço de controlo de passageiros da GF ou as operações de controlo de contrabando no mar onde, em cooperação, eram usadas aeronaves ; e, por fim, podemos ver o estandarte da GF.















































1 comentário:

  1. As descições acima são bem elucidativas do que era usado pela Guarda Fiscal, que entretanto desapareceu. Eu convivi com alguns GF quando estava a trabalhar na Alfândega do Porto como Ajudante de Despachante, onde estive até a entrada na UE do nosso País. É uma memória que se deve guardar.

    ResponderEliminar