quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Tenente Seixas homenageado em Sines

EXPOSIÇÃO “FILHOS DE ESPANHA: A AÇÃO DO TENENTE SEIXAS NA GUERRA CIVIL ESPANHOLA”

20 janeiro 2016 a 13 fevereiro 2016





A Câmara Municipal de Sines apresenta, entre 18 de janeiro e 13 de fevereiro, no átrio do Centro de Artes de Sines, a exposição “Filhos de Espanha: A Ação do Tenente Seixas na Guerra Civil Espanhola”.
O dia 27 de janeiro (em memória das vítimas do Holocausto) tem sido marcado na Biblioteca Municipal por uma abordagem diferenciada à II Guerra Mundial, com atividades dedicadas à comunidade escolar e ao público em geral. O limite temporal é por vezes ultrapassado, pois, quando se fala da II Guerra Mundial, um pré e um pós 1939-1945 são chamados à colação, como já aconteceu em 2014, com a exposição “Crianças Cáritas em Portugal 1947-1958”, que tão bem retratou a capacidade de acolhimento dos portugueses.
Em 2016, celebra-se a figura do Tenente Seixas, que em 1936 salvou de uma provável morte centenas de republicanos espanhóis fugidos às forças de Franco, mantendo um campo de refugiados em Barrancos, tendo para tal desobedecido a ordens do governo de Salazar.
Para lá da história de coragem e civismo, uma particularidade se acrescenta a esta figura: terminou os seus dias em Sines, primeiro como militar e posteriormente como empresário e autarca.
A exposição foi produzida pelo Arquivo Municipal de Sines e pela Biblioteca Municipal de Sines, com recurso a documentação da Família Seixas Aguiar e apoio de Dulce Simões, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A exposição pode ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 20h00, e é complementada por duas atividades, ambas a realizar no dia 27 de janeiro. Às 14h30, Dulce Simões, em conversa com os alunos das escolas de Sines, recorda a ação do Tenente Seixas e o que foi a Guerra Civil de Espanha. Às 21h00, é projetado o documentário “Os Refugiados de Barrancos”, de Producciones Mórrimer, seguido de um espaço de debate.
Horário:
Todos os dias, 10h00-20h00
Local:
Átrio do Centro de Artes de Sines
Entidade:
Câmara Municipal de Sines

in:http://www.sines.pt/frontoffice/pages/401?event_id=35

1 comentário:

  1. Até que enfim já veio mais alguma coisa a lume... Oxalá que haja muitos " Tenentes Seixas " para não deixar morrer o que tão bem começou... Um abraço

    ResponderEliminar