sexta-feira, 2 de outubro de 2015

22º Convívio Nacional dos Militares da Guarda Fiscal







Eram dez horas do dia 19 de Setembro quando a Praça do Município em Castelo Branco se tornou um rodopio de chegadas, de abraços incontidos dos cerca de 400 Militares da Guarda Fiscal que quiseram, uma vez mais, marcar presença no evento. Já no Salão Nobre da Câmara o Ex.mo Presidente saudou a todos e exortou-os a visitar a Cidade agora requalificada. Respondeu  o Maj. Infante, principal responsável e grande dinamizador destas Convívios, fazendo um breve historial dos mesmos mas frisando que ultimamente obedecem às vertentes social, cultural, religiosa, gastronómica e lúdica. As tradicionais trocas de lembranças. Por parte da  Câmara o livro “ Castelo Branco-Capital da Beira Baixa “ e ainda um estojo com azulejo vidrado com o Brasão da Cidade, lembranças que ficarão a constar no pequeno Museu instalado no Quartel da GNR. Da organização uma peça em vidro com cercadura dos Bordados de Castelo Branco e dizeres alusivos à efeméride. Imposta a fita comemorativa no estandarte, desceram todos para a escadaria para a foto da praxe.












Ali mesmo ao lado, na Igreja dos Padres Redentoristas, esperava-os o  Rev. Padre Sanches para a celebração da Eucaristia, lembrando todos os colegas já falecidos. Foi o ponto alto do Convívio. Uma Missa muito participada onde a componente militar foi rainha. Foi lido um poema da autoria do Maj.Infante, “ Nas asas da saudade “, sendo de salientar a parte final ( … Vamos poisar bem os pés no chão, não ter vergonha de tropeçar, vamos olhar bem alto para encontrar um amanhã risonho e não vermos o tempo passar ) . E ainda ( … Deixai, pois , a saudade voar, em liberdade, nos caminhos do presente e do futuro e voemos com ela, num bater de asas sem destino, na demanda de novos horizontes, de paz, de amor e de alegria, flores do jardim das saudades, da nossa vida, do nosso dia a dia. )

No final ecoou por toda a Igreja o Hino Nacional, cantado com forte emoção, com muitas vivas a Portugal.



























E foi a debandada em cortejo automóvel até às instalações da Quinta em Escalos de Baixo onde teve lugar o grande Almoço-Convívio com o guardar dum momento de silêncio, todos de pé, mãos dadas, lembrando os que já partiram. Foram ainda ouvidos os Gritos da Guarda Fiscal e dos Convívios e lida a Mensagem do Comandante-Geral da GNR que no seu términos dizia: “ Renovo as minhas felicitações associando-me, em meu nome pessoal, do Comando e , estou certo, de toda a Família da Guarda a esta louvável iniciativa de evocação das raízes fiscais e de afirmação do legítimo orgulho no passado, com os olhos postos no futuro. Bem hajam. “.














E a festa continuou até ao entardecer sucedendo-se a despedida com sorrisos e abraços num único desejo de voltar em 17 de Setembro do próximo ano.

1 comentário:

  1. Gostei imenso! Parabéns ao mj.Infante pelo
    seu dinamismo em prol da Arma que serviu!

    ResponderEliminar