segunda-feira, 28 de julho de 2014

Posto da Guarda Fiscal de Malcata Recuperado - um feliz exemplo


Há já muito tempo que tínhamos dado notícia do estado lastimável em que se encontrava o posto da Guarda Fiscal de Malcata, conforme se pode ver nas duas primeiras fotografias que se encontram abaixo.
ANTES
Felizmente, por vezes, acontecem "milagres". A Junta de Freguesia empenhou-se e conseguiu recuperar e dar nova dignidade ao antigo quartel da Guarda Fiscal. Segundo José Nunes Martins, que colocou a foto do posto já recuperado na Web (ver última foto), o edifício irá servir para apoiar grupos de visitantes, como caminheiros,  BTT, e outros, bem como para promover a gastronomia local.

O Picachouriços-Guarda Fiscal irá fazer chegar à Junta de Freguesia de Malcata  o nosso elogio e parabéns pela recuperação do posto, e a sugestão de no seu interior colocar um pequeno placard que elucide os vistantes sobre a história do edifício, bem como algumas fotos e objetos que remetam para a Guarda Fiscal e para a atividade do contrabando na zona da serra da Malcata.
ANTES
Havendo uma crescente recuperação histórico-cultural e turística da antiga atividade do contrabando raiano de subsistência, talvez este edifício possa vir a servir, também, para apoiar a dinamização deste tipo de eventos, onde os trilhos do contrabando, os locais dos aguardos, das vigias, e as memórias de guarda fiscais, contrabandistas e carabineiros ganham nova vida.

BEM-HAJAM  todos os que contribuíram para  a recuperação do posto da GF de Malcata.





DEPOIS

1 comentário:

  1. Parabéns à Junta de Freguesia de Malcata,por esta maravilhosa recuperação do Posto da GF. Obrigado camarada José Nunes Martins,por publicar estas fotos que me fizeram recordar os bons e menos bons momentos que passei nos aguardos da Serra da Malcata,espero muito brevemente fazer uma vizita a esse local (Posto ). Grande abraço a todos os Picachouriços.

    ResponderEliminar