terça-feira, 7 de junho de 2011

Guardas Fiscais com Busto da República - 1927







Mais uma excelente foto do espólio do Tenente Seixas (sentado ao lado do busto da República, lado esquerdo) enviada pelo seu neto Eliseu Seixas Aguiar.

O grupo de guarda fiscais pousa junto ao convento de Freixo de Espada à Cinta, no dia 31 Janeiro de 1927. Tratou-se, evidentemente, da comemoração da Revolta Republicana do Porto que se deu a 31 de Janeiro de 1891.

Como sabemos, pelo menos uma companhias da Guarda Fiscal do Porto lutou ao lado dos revoltosos republicanos. A revolta fracassou devido à acção da Guarda Municipal do Porto ( antecessora directa da Guarda Nacional Republicana). Os ventos da História.

"(...)O capitão Leitão, que acompanhava os revoltosos e esperava convencer a guarda a juntar-se-lhes, viu-se ultrapassado pelos acontecimentos. Em resposta a dois tiros que se crê terem partido da multidão, a Guarda solta uma cerrada descarga de fuzilaria vitimando indistintamente militares revoltosos e simpatizantes civis. A multidão civil entrou em debandada, e com ela alguns soldados.

Os mais bravos tentaram ainda resistir. Cerca de trezentos barricaram-se na Câmara Municipal, mas por fim, a Guarda, ajudada por artilharia da serra do Pilar, por Cavalaria e pelo Regimento de Infantaria 18, força-os à rendição, às dez da manhã. Terão sido mortos 12 revoltosos e feridos 40. (...)A reacção oficial seria como de esperar, implacável, tendo os revoltosos sido julgados por Conselhos de Guerra, a bordo de navios, ao largo de Leixões: o paquete Moçambique, o transporte Índia e a corveta Bartolomeu Dias . Para além de civis, foram julgados 505 militares. Seriam condenados a penas entre 18 meses e 15 anos de degredo em África cerca de duzentas e cinquenta pessoas (...)" in

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_de_31_de_janeiro_de_1891

4 comentários:

  1. Um importante documento. Para mim tem um significado especial pelo sítio em que esta foto foi tirada. A Secção de Freixo de Espada à Cinta foi o meu primeiro comando na Guarda Fiscal no já distante ano de 1965!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. não sou guarda-fiscal nem fui, mas este blog fez-me olhar para o universo dos pica-chouriços com outro olhar/respeito.
    Muitos parabéns!
    Bem-hajam!
    Fernando Mttal

    ResponderEliminar
  3. o Tenente Seixas é o da espada?

    ResponderEliminar
  4. O Tenente Seixas não é o da espada, mas o que está do outro lado do busto!

    ResponderEliminar