sábado, 12 de março de 2011

Guarda Fiscais humanizaram a GNR


Hoje apeteceu-me escrever algo sobre a integração da Guarda Fiscal na Guarda Nacional Republicana, vista e sentida à minha maneira.Em 05 de Outubro de 1995 tomei posse do Comando o Posto da GNR de Melgaço, uma vila muito bonita do Alto Minho. Ali fui encontrar vários camaradas oriundos da GF. Passados uns tempos de comando constatei que havia diferenças na forma de tratamento da população entre os nossos camaradas e os oriundos da GNR. Os nossos eram mais diplomatas, mais sensíveis às situações com que deparavam no dia a dia, enquanto que os camaradas "nativos" da GNR, eram agressivos e pouco sensíveis, provavelmente da instrução que lhes foi incutida, durante a formação.

Durante 6 anos que comandei esse Posto, nunca tive problemas com o efectivo consegui grande harmonia entre todos os camaradas, mas o que mais me deu orgulho foi em ouvir por parte da população foi estas palavras " a Guarda Fiscal veio humanizar a Guarda Nacional Republicana".
Nesta altura no Comando Territorial de Viana do Castelo a mioria dos Comandantes de Postos eram oriundos da Guarda Fiscal grandes profissionais que souberam adaptar-se à nova realidade e que não deixaram ficar mal a nossa Guarda Fiscal.

Um abraço,

José Vilarinho

14 comentários:

  1. La isso é verdade os militares da Ex. Guarda Fiscal eram mais humanos e diplomatas, que o diga aquele desgraçado de Sacavem a quem o Comandante de Posto e Ex. Guarda Fiscal Curtou a cabeça e escarafunchou para encontrar um projectil que, lhe havia introduzido momentos antes na nuca, numa tecnica aprendida na intrução da Ex. GF, tecnica de entrevista e interrogatório com pistola apontada à cabeça!!!!
    Ou então um celebre sargento que comandou o Posto do Pinhal Novo e que, perante uma situação de cadaver, após o soldadinho de chumbo da gnr lhe dizer que, teria q contactar o procurador do MP para autorizar o levantamento do cadavér, ligou à dignissima a qual autorizou, tendo o mesmo comandante após a autorização telefonica, mandado os Bombeiros Voluntarios levantar o cadaver que se encontrava caido no chão de um quarto para cima de uma cama!!! e foi-se embora sem mais procedimentos ou auto de noticia, depois foi um 31 com o tribunal porque a familia fez o funeral e o corpo nunca deu entrada no IML, enfim elevado profissionalismo.
    Os militares da Ex. GF eram mansos porque não percebiam nada de serviço e não se criam era meter em problemas que, depois não iam saber resolver, nem os CMDT´s de posto ex. picas sabiam!!!!

    ResponderEliminar
  2. Este tema é bastante sensivel e tem patente muita generalização por parte do escritor do texto, uma vez que, ele é suspeito para falar por ver os homens de forma diferente inivitavelmente.
    No que concerne à minha opinião ela é bastante diferente, então não é que andava prai um tal Sargento-Mor conhecido por troca o paço, um ex pica que andou ali na zona de Rio Tinto coutada do valentim, o tal troca o paço que deu voz de detenção a um militar tambem Ex. GF por sinal, por este, não lhe servir uma cerveja e o levou ao tribunal militar, tendo esse militar sido condenado a 1 ano de prisão efectiva amnistiada pelo então PR tal não fora a vergonha que, este picachouriço fez, no claro desempenho das suas funções de homem sensivel e humano, propriamente reflexo da instrução da ex. Guarda Fiscal.
    Ainda não acabei..., sabiam que este tal humano e sensivel sargento aos civis a esses tratava-os à pinguelada, já que, quando ia para a rua queria era bater nos cidadãos, pelo que, andava sempre munido de pinguelimm, algo de um individuo bem instruido e humano que, de serviço de ser humano pouco sabia, militarista ao mais alto nivel ameaçava tudo e todos com porradas, algo de que bem denotava o alto grau de profissionalismo que, estes homens nomeadamente CMDt`s de postos traziam do serviço fiscal e praticaram na humanização da GNR.

    ResponderEliminar
  3. belo local para degladiação. sem comentários

    ResponderEliminar
  4. É lamentável que venha para este Bloog Picachouriços, largar postas de pescada,só um Guita (GNR),podia ter esta atitude,será que ele quando escreveu o comentário acima,se estava a olhar no espelho? Mas será que ele desconhece que uma grande parte dos Guitas,mal sabem ler,são corruptos,transgressores,amigos do alheio,etc....etc,isto só para quem é Picachouriços e foi integrado nos Guitas,é que sabe do que eles são capazes,sabem que muitos Guitas ameaçam empresários, quando estes não lhes dão aquilo que eles querem? Eu conheço Guitas que fizeram Grandes Vivendas quase com materiais ( obrigatórios ) oferecidos,já se esqueceram daqueles de Portimão? Bem hoje fico por aqui,mas tenho vergonha de ter prestado serviço nos Guitas (GNR).

    ResponderEliminar
  5. "Para o que tem vergonha de ter prestado serviço nos Guitas", voces foram extintos não por causa de nada como portimão, mas sim à escala planetária, não existia em portugal força de segurança mais corrupta que a guarda fiscal, por isso foi extinta, os Guardas Fiscais sim todos tem grandes vivendas, afinal já não sei quem se estava a ver ao espelho, quanto às situações acima referidas essas sim infelismente são verdade, quem cortou a cabeça não era guita, e o troca o paço tb era pica e não guita, eu sei que é duro ser desalojado, Viva a grande e maior força de segurança em portugal GNR, aquela q alberga todos os corruptos extintos, tal como PVT e GF e Guarda Florestal, enfim na GNR tendes que andar direitinhos!!!.............

    ResponderEliminar
  6. Essa grande parte dos Guitas que mal sabem ler devem ser do seu tempo, porque o Sr. mal sabe escrever, e para terminar já percebi que para ambas não eram pedidas as mesmas habilitações e nem os homens que a serviam vinham das mesma aldeias, enfim vergonhoso este tipo de comentarios, tanto a Ex. GF como a GNR eram ambas gendarmes iguais, lamentavel que uns se julguem mais que os outros, por afinal agora até são todos Camaradas de armas....................

    ResponderEliminar
  7. Eu só sei, que para acesso á Briosa,(GF)havia problemas de aritmética e geometria e uma composição sobre um tema, para a GNR bastava uma "conta" e um ditado. Portanto o nível cultural não tinha nada a ver uma com a outra. Aliás, não é por acaso, que durante um longo período a seguir á integração, o maior rácio de comandos na Guarda, era de oriundos da ExGF nos PTs, DTs, CG, EG, Etc... Nunca houve instrução sobre tortura no CIGF, nem prática dela em Postos da GF, havia até normas de conduta como por exemplo como o agente Fiscal se devia comportar a bordo de uma embarcação.Em postos da GNR é que isso era tradição (as agressões) aliás era a Guarda Pretoriana do Estado Novo.

    ResponderEliminar
  8. Pois era caro amigo, foi por isso que o corta cabeças que envergonhou a GNR era orindo da "Briosa"..... Guarda Fiscal onde haviam normas de Conduta e ninguem batia nos meninos!.....parece é que os matavam!

    ResponderEliminar
  9. "Durante 6 anos que comandei esse Posto, nunca tive problemas com o efectivo consegui grande harmonia entre todos os camaradas "

    Comandaste?
    Chamas comandar assinar os papéis que te punham á frente?

    ResponderEliminar
  10. É lamentavel aquilo que acabei de ler. Nem uns nem outros têm razão, porque em todo o lado há bons e maus profissionais. Estar a fazer certas comparações só degrada o nível e cria rivalidades que nada contribuem para a boa harmonia que deve existir entre camaradas que se encontram no mesmo barco. Tomem juizo.

    ResponderEliminar
  11. Juizinho rapazinhos!.. Sou Sargento-Mor e conheço muito bem as duas forças. A nível de sargentos frequentei cursos em conjunto e vi militares de grande nível cultural e profissional dos dois lados. Naturalmente que as missões cometidas às duas forças eram bem distintas e compreendo perfeitamente os comportamentos/atitudes diferenciados em relação aos alvos. A missão da GNR é agressiva e exige comportamentos firmes, dando origem as atitudes defensivas por parte do pessoal.

    ResponderEliminar
  12. Caros camaradas

    Faz muito tempo que não visitava este blog, fiquei surpreendido pelos comentários que foram feitos á minha intervenção escrita, cujo titulo atribui"Guardas Fiscais humanizaram a GNR", nunca passou pela minha cabeça, despoletar tal alvoroço. Embora desfazado do tempo,nunca pretendi ofender ninguém, apenas quis dar a conhecer comentários vindos da população residente na ZA do Posto que comandei.Não vou entrar em considerandos nem lançar achas para a fogueira, mas não me escondo atrás do anonimato para dar a conhecer aquilo que eu vivi pessoalmente eprofissionalmente.Atualmente encontro-me na situação de reserva e tenho o maior orgulho de ter servido o meu país, através da Guarda Fiscal e GNR, tendo nesta última desempenhado também funções na Brigada de Trânsito.
    José Vilarinho

    ResponderEliminar
  13. Uma Grande Vergonha para o Cidadão, ter que lidar com gente desta natureza. http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/0/85e3b7ab708fb737802577dd00582b94?OpenDocument

    ResponderEliminar
  14. Nenhum de vós presta, senão, não mantinham este diálogo asqueroso e repugnante... Ganhem mas é boa educação e vergonha nessas caras...!!!!

    ResponderEliminar