segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Histórias da Vida Fiscal - O aquecimento com "picão"

Nalguns Postos e até Secções da Fronteira
Terrestre o aquecimento no inverno era original. Nada de
electricidade o seu consumo era proibitivo pois as verbas atribuidas
não suportavam tais gastos. Aproveitava-se então o serviço de escala "Coluna Volante" - nunca menos de dois dias no campo - para recolher as raizes das estevas, urze e outros arbustos para fazer uma queimada daí resultando o célebre " picão " ( moínha ) recolhido em
sacos e transportado depois pelo jeep da Secção. E assim,numa
braseira de chapa ou bidon cortado o plantão e a pernoita conseguiam
dominar o frio das longas noitadas de inverno.

É bom recordar estas vivências da Guarda Fiscal de
então e trazê-las a terreiro para que esta nova vaga de GNRs saibam
quanto foi difícil servir na Guarda Fiscal, longe, mas muito longe das
benesses , do tudo ter nos dias que agora se vivem.

Luís Infante

3 comentários:

  1. Tantos sacrifícios que nós militares pés descalços,passamos (digo pés descalços) porque os srºs,mandantes esses até tinham um pé descalço ás suas ordens para lhes ir fazer todos os recadinhos,ir levar os filhos á escola,ir com as esposas destes ás compras nos veículos da Guarda Fiscal,ir apanhar as azeitonas de muitos destes srºs oficiais e transportá-las para os lagares,irmos cortar arvores que eram oferecidas a alguns dos srºs oficiais,cortar em pedaços e depois transporta-la para casa de muitos destes Srºs,enfim tanto que os pés descalços sofremos, tanto que trabalhamos para que a Briosa Guarda Fiscal conseguisse construir esse fabuloso Patrimóneo que todos nós conhecemos, (Para quê?)para que o Srº. Cavaco Silva,então PM,o Dias Loureiro,então Minitro do MAI,e o então CGGF Hugo dos Santos,entregarem de mão beijada a quem nunca contribuíu com um centavo para este Grande Patrimóneo!!!!! Lamentável que os srºs (ditos grandes) oficiais da extinta GF,nunca tenham feito nada para evitar o assacinato da NOSSA QUERIDA GUARDA FISCAL. Mas sabem porque estes Srºs nunca fizeram nada? Porque se eles na GF,tinham uma frigideira e um jeep,na GNR lhes foi dado um grande taxo e um carro de luxo com motorista privativo,Srº. major- Luís Infante Sequeira,são estas coisas que também têm que ser ditas e o Srº. sabe que eu tenho razão,recorda-se quando estava a comandar a Seccão de Castelo Branco? Que nessa altura a viatura que o srº. tinha á sua ordem com motorista privativo(se for necessário eu lhe digo o nome desse tal motorista ) e quantas centanas de vezes o srº. utilizou essa viatura (um Land Rover c/ capota de lona)para fazer viagens para Espanha,acompanhado de sua Esposa,ir para a sua terra natal( Meimão)etc ..etc..,enfim são casos passados, mas aos velhinhos da velha guarda isso nunca poderá esquecer,e na realidade os pés descalços sofremos muito,mas os srºs.Oficiais da Ex-GF,podiam fazer o favor de não nos fazer recordar coisas muito tristes e o muito sofrimento que passamos,deiche lá esses lordes GNRs,que eles estão a beneficiar de tudo quanto nós criamos e pela parte que me toca sempre vi que jamais fomos bem recebidos na GNR,e basta ver que até nos atribuíram um número de Matrícula diferente dos GNRs.Temos muito pano para mangas para divulgar.Só espero que o Srº.Coronel Gamboa Marques,não deixe este meu comentário cair no caixote dos papeis.Um abraço a todos os Picachouriços

    ResponderEliminar
  2. Por mais revolta que exista no seio dos ex. guardas fiscais não é de bom tom a forma como alguns se dirigem aos militares da GNR, que eles hoje também são.
    Como é sabido não foram os GNR´s que estinguiram a GF mas sim o poder politico, talvez os ditos GNR´s tambem não quisessem essa fusão, mas o que é facto é q ela ocorreu, com grave prejuizo para muitos militares da GNR que, por exemplo aguardavam há anos transferencia e viram militares vindos da EX. GF passarem-lhe à frente.
    Claro pois que, num processo tão dificil como este quem recebe por vezes também sente um sentimento de revolta face às situações que vê acontecer mesmo diante de si, acontecendo pois situações em que, alguns ex GF´s foram algo estigmatizados.
    Quanto ao numero de matricula ser diferente parece-me pois, um pretexto de perseguição que alguns ex. Guardas Fiscais se afirmam vitimas, pois se os numeros de matricula já estavam atribuidos à anos a unica forma que se colocou foi a colocação de um seis apos o ano de ingresso tal como acontece com os civis que já possuiam um cinco, enfim não me parece que este tema tenha relevancia.
    Outra situação que deve ser ressalvada, e que prova não ser verdade que os guardas fiscais tenham sido mal recebidos é o facto de vermos em lugares de destaque na actual gnr ex. guardas fiscais, o facto de os sargentos mores da GNR hoje serem quase 90% de ex. Guardas Fiscais, entre outras situações vistas, podendo afirmar-se que a Guarda Nacional Republicana é hoje dominada por pica chouriços, acho que o meu comentário não é ofensivo e deve ser por vós publicado.

    ResponderEliminar
  3. Essa de alguem vir dizer para o Bloog Picachouriços,que os GNR´s não queriam a fusão com os GUARDAS FISCAIS é a coisa mais absurda que já vi neste Bloog,então quem é que tirou a GNR da lama e das dívidas que tinha? Não foram esses milhões de contos dos nossos SSGF?E as rendas das casas ( Fogos )habitacionais que a GNR continua a receber depois de fazer aumentos nas rendas de mais de 400% ? e quem está a beneficiar da nossa Residencial na calçada dos Barbadinhos em Lisboa? Quem está beneficiar das casas de veraneo em todo o Território Nacional que eram nossas? Quanto aos Guardas Fiscais passarem à frente de alguns GNR´s isso foi uma jogada do CGGNR,pois todos os grandes quarteis da GF foram de imediato ocupados pela GNR,e se lhes passaram à frente e a muitos lhes atribuíram um posto de Comando,foi simplesmente para que ficassem calados,o que veio a acontecer,mas vejamos o que foi logo sucedendo a seguir,como por exemplo a extinção do nome Brigada Fiscal.Depois vamos falando mais,mas eu ainda tenho a esperança que um dia a GNR terá que entregar todo esse patrimóneo que não lhe pertense,e entregar a quem de direito,só que nessa altura tudo estará destruído,mas aqui deixo um apelo a todos os GUARDAS FISCAIS que não se submetam ao silêncio e fassem houvir as suas revoltas e que nos devolvem a boa assistência médica e medicamentosa que tinhamos e que a ela temos direito

    ResponderEliminar