quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Posto de Vale de Grou e habitações das famílias dos Guarda Fiscais - presume-se 1936/7

ano de 1936/7 (presume-se)

Publicamos mais uma foto histórica enviada pelo Sr. Eliseu Seixas Aguiar, que faz parte do espólio do seu avô, Tenente Seixas, que foi comandante, nos anos 30 do século passado, da Secção de Safara a que pertencia o Posto de Vale de Grou.

Conforme se pode ler na "legenda" da fotografia, escrita pelo punho do próprio Tenente Seixas, as construções a branco são as novas casas das famílias dos Guardas Fiscais, por ele mandadas construir, constando as instalações do posto a cor mais escura.

Já sabemos da dignidade de carácter e respeito pelo próximo do Sr. Tenente Seixas na sua acção em prol dos refugiados da Guerra Civil de Espanha - que lhe custou a sua carreira como oficial da Guarda Fiscal. Se compararmos as condições em que viviam as famílias dos Guarda Fiscais, do mesmo posto de Vale de Grou (foto abaixo), quando iniciou as suas funções como comandante da Secção de Safara, e como passaram a viver após a construção destas quatro novas casas, teremos concluir que o bem estar dos guarda fiscais e das suas famílias era uma prioridade no seu exercício de comando. Foi com acções como esta que se foi construído o espírito da Grande Família que era a Guarda Fiscal.

Ano de 1932 (presume-se)

Sem comentários:

Enviar um comentário