quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Comemorações do Centenário da Guarda Fiscal -1985


O amigo José Euzébio enviou-nos umas excelentes fotos alusivas ao Centenário da Guarda Fiscal, em que participou. Relata-nos, também, como decorreram as cerimónias na Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Chamamos a particular atenção para os pelotões que desfilaram com três antigos uniformes da Guarda Fiscal.

"Em Maio de 1985 fomos nomeados 63 militares do CGGF para integrar três pelotões trajando fardamentos antigos e fazer parte do desfile do Centenário, a partir dai tiramos as medidas e provas aos fardamento e calçado, efectuamos vários treinos de ordem unida e manuseamento da Espingarda Mauser.

No dia 21-09-1985, concentramos no Jardim junto ao Mosteiro dos Jerónimos, integramos as cerimónias e participamos no desfile que percorreu a Praça do Império passando frente à tribuna de Honra onde se encontrava o actual Presidente da Republica acompanhado do Ministro das Finanças.


Os pelotões trajando com fardamento antigo, fizeram um sucesso junto dos presentes aquando do desfile nos saudaram com palmas, foram-nos tiradas centenas de fotografias por quem assistiu as cerimónias e turistas estrangeiros que passaram pelo local.


Houve ainda lugar a um desfile de centenas de viaturas da Guarda-Fiscal, no Rio Tejo estavam fundeadas muitas lanchas da corporação e respectivas tripulações.
Foi uma cerimónia muito bonita, e teve grande impacto nos órgãos de comunicação social."
José Euzébio














1 comentário:

  1. Excelente...
    será que tem alguma informação sobre CASTRO LABOREIRO e a ação da guarda na região? preciso de informação sobre GERMANO DE FARIA MOURA, NATURAL DE MIRAGAIA,mas que em 1915 estava em funções em Castro LABOREIRO.

    ResponderEliminar