quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A PROPÓSITO DA EXTINÇÃO DA GUARDA FISCAL

Porque de interesse, publicamos o comentário abaixo, efectuado pelo Sr. Profirio Ribeiro, a 12 Agosto de 2010, no post intitulado Exposição "A GUARDA E A REPÚBLICA" no quartel do Carmo: uma vergonha!

Oliveira e Costa e Dias Loureiro


"Com o processo de extinção da G.Fiscal, conseguiu-se diluir uma fortuna tanto em património imobiliário, viaturas,cultural, como em dinheiro, muito dinheiro, que pertencia aos Serviços Sociais da GF.

Pelo que interpreto da Lei, sempre que seja extinto um serviço social ou associação, depois de saldadas as dividas pendentes, os bens restantes, serão distribuídos pelos associados ou membros, que no caso da G.Fiscal, era-mos cerca de 8.000, mais os reformados.

Se bem me recordo,os S.Sociais/GF naquela data, possuía cerca de 1.375 fogos, mais de um centenar de viaturas e cerca de 18.000.000 de contos, este distribuído por:-emprestados aos S.Sociais/Gnr, cerca de 7.000.000; aos S.Sociais/Psp, cerca de 5.000.000 e cerca de 7.000.000 nos cofres do CG/GF.

Aquando da visita do "cabo loreiro" ( Assim conhecido o ministro da tutela), ao CG/GF e lhe é dado a conhecer a existência de tanto dinheiro, este parecia o tio Patinhas com $$ nos olhos e como por arte de magia, esfumáram-se cerca de 5.000.000.

As dividas dos S. Sociais da Gnr/Psp, são perdoadas, assim como o golpe de magia do cabo loreiro e seus capangas que o ajudaram a liquidar a G.Fiscal.

Por Dec/Lei, a Gnr. é constituída Fiel Depositaria de todo o património da extinta G.Fiscal e nunca apresentaram relatório de contas aos membros dos S.Sociais/GF, legítimos herdeiros de um apunhalado Serviço Social, que todos os "pica chouriços" ajudamos a construir.

Esta novela bem arquitectada por certos energumenos, teve como objectivo desestruturar e arruinar, uma Policia que lhes poderia morder nas orelhas. A G.Fiscal era dotada de pessoal inteligente e capaz de resolver o mais complexo imbróglio, desestabilizando as economias dos grandes lobis corruptos e delinquentes... Uma pedra no sapato, para os senhores do dinheiro (sublinhado nosso).

A união faz a força e isto foi o que nos faltou, facilitando o genocídio dos Guardas Fiscais.

Viva a liberdade de expressão

Porfirio Ribeiro "

7 comentários:

  1. Apesar de tudo, foi um oficial da Brigada Fiscal que deteve Oliveira e Costa. Será que isso também ajudou à extinção da BF?

    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  2. Quem ouve falar estes senhores nem parece que a GF foi extinta por ser uma instituição onde reinava a corrupção, é ver o patrimonio pessoal dos ditos "picachouriços" e comparar com os elementos da PSP e GNR de então!!
    A GF com o fim das fronteiras deixou de ter missão, dai a sua extinção, já agora se são tão democratas publiquem os comentarios ja não é a primeira vez q oa censuram tipo ditadura, voces tambem tem q aceitar o lado mau da GF porque ele existe não é só a GNR q tem lados maus, porque vendo este blogue voces parem meninos de côro, mas olhem q o povo não chora por voces!

    ResponderEliminar
  3. Quer dizer que, nas restantes forças policiais, não havia ou não há corrupção? Existiram sim senhor focos de corrupção que foram detectados e combatidos convenientemente, daí o seu conhecimento publico. Também houve profissionais que por denunciarem corruptos e ladrões, foram penalizados severamente e quê? Isso não é motivo para que não nos sintamos honrados e orgulhosos de ter um coração Guarda Fiscal e aceitar que os de outras Forças sintam o mesmo.

    Vê-se claramente que alguns leitores não têm o mínimo conhecimento sobre as atribuições da G.Fiscal...Como o próprio nome indica, era-mos uma Policia Fiscal e Aduaneira, que alem da missão de evitar, descobrir e reprimir as infracções Fiscais e Aduaneiras, tinha-mos as tarefas de controlar e fiscalizar aeroportos, portos de mar, bem como, toda a fronteira terrestre, 10 milhas do litoral marítimo e todo o interior do País.

    Quem é que gosta de pagar impostos? Claro que para aqueles que gostavam de fugir ao fisco, os Guarda Fiscais eram mal vistos, mas não deixava-mos de ser os pulmões do Estado.Se deixamos de ter missão, porque criaram outras Forças com as missões que tínhamos atribuídas? ( expl.SEF e ASAE).

    De referir que, em quanto Guarda Fiscais, era-mos das Forças melhor pagas deste País, com um suplemento emolumentar, percentagem em certas apreensões e uns Serviços Sociais que apoiavam os mais necessitados, fosse em empréstimos para aquisição de vivenda, ou mesmo na atribuição de uma das mais de um milhar de vivendas que possuía, permitindo-nos viver humildemente.

    Reafirmo e assino que, a extinção da G.Fiscal, foi um negócio para quem dele se beneficiou e um grave prejuízo para o Estado, que somos todos nós e quando temos um Estado que goza de boa saúde, melhora a qualidade de vida do Povo.

    Não atireis pedras ao telhado do vizinho, quando o vosso é de vidro.

    Porfirio Ribeiro

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava de dizer a este anónimo de 13Agosto2010,14h50,se ele é um dos beneficiários que comeu ou ainda esta a comer, da Fortuna que nós Ex-GUARDAS FISCAIS,ajudamos a criar aos SSGF e,como diz o Porfírio Ribeiro e muito bem,a extinção da GF,foi uma negociata entre o Dias Loureiro,então MAI,general Hugo dos Santos,então CGGF,o então CGGNR, e o então 1º.Ministro,mas se a Ex-GF não tivesse um avultado Património com uma fortuna monetária,de certeza que a CGGNR,não abria os braços para receber como fiel depositário toda esta grande Fortuna que como digo fomos todos nós Ex-GF que com o nosso sacrifício e amor à GF ajudamos a criar,para ver de seguida muita gentinha que em nada contribuiram, a osufruir de tudo que nós construimos,mas será que não haverá nenhum político com a coragem de obrigar a fazer justiça a quem de direito para que todo esse Património seja entregue aos associados da Ex-GF? Então onde estão esses Milhões de contos que os SSGF emprestaram aos SSPSP e SSGNR? Porfírio Ribeiro,será que todos os Picachouriços juntos não teremos uma palavra a dizer?

    ResponderEliminar
  5. Fiquei muito grato a um senhor Sargto Chefe da Ex_GF que teve a amabilidade de me enviar um mail que me trouxe até este blogue
    Ingressei na GF em 1982, fiz-me Cabo e em 1993, quando fomos traídos com a extinção, sim porque os senhores oficiais em Setembro desse ano diziam calma " são só rumores " integrei os quadros da DGSP tal como outros camaradas.
    Esse senhor anónimo que comentou em 12 de Agosto deve ser daqueles elementos da GNR que continuam a dizer que os fiscos lhe tiraram lugares e não admitem o quanto aprenderam e bastava ter um pouco de humildade com os ex-G. F.
    E não é verdade que a missão da GF estivesse confinada ás fronteiras. Eu estive na fronteira aérea já sem a missão de fiscalização e controlo de passageiros,já o fazia o recém criado SEF que serviu também logo após a sua criação arranjar emprego a alguns rapazes filhos e afilhados de muitos senhores importantes da praça( alguns altas patentes militares). Em 1982 já percorríamos as estradas deste país de carro e moto fiscalizando o imposto de transacções,combatíamos a contrafação, o jogo clandestino, acompanhávamos a circulação das mercadorias e incomoda-mos muita gente que desrespeitou grosseiramente o dec. lei 15 que regulava a antepara nos comerciais. Em resumo o Ministério da Finanças nunca se queixou do nosso trabalho bem pelo contrário pois as receitas cobradas e os impostos arrecadados na altura falam por si senão como se justificava a autorização para alugar viaturas de rent a car para fazer alguns serviços mais delicados. Os senhores do contrabando respeitavam-nos.Os senhores da GNR herdaram os SSGF e nem hipótese nos deram de continuarmos sócios, ainda que para tal houvesse a obrigatoriedade de pagar cota mensal. Bom como é só um comentário fico por aqui. Muita saúde para todos os ex - GF.
    Firmino Santos

    ResponderEliminar
  6. O srºanónimo q comentou a 12AGO10 NÃO sabe o que diz, o melhor era reduzir-se à sua insignificância. Perguntém a um guita se em 1989, no curso (se é q se pode chamar curso) da gnr existiam disciplinas como Informática e Escrituração, estas na GF eram básicas, lá ainda não existiam,não falando nas técnicas, porque falar em infracções fiscais aduaneiras a um ROMANO é o mesmo que ter um burro a olhar para 1 palácio. Eu já estive colocado em várias unidades da gnr e vi TANTO HOMEM BURRO A MANDAR EM HOMENS COM INTELIGÊNCIA QUE CHEGO A PENSAR POR VEZES QUE A BURRICE É UMA CIÊNCIA. TENHO SOUDADES DA MINHA GF

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente não houve vontade politica, porque a N/Guarda Fiscal podia se hoje o somatório da Unidade de Acção Fiscal/GNR + Unidade de Controlo Costeiro/GNR + ASAE + Polícia Marítima + Fiscalização Tributária + SEF

    ResponderEliminar