sábado, 23 de janeiro de 2010

A GUARDA FISCAL E O FORTE DA ERICEIRA

A Guarda Fiscal foi instalada, em 1891, no seiscentista Forte da Ericeira poucos anos após a sua criação em 1885. Foi seu primeiro comandante o tenente Gomes da Costa, futuro marechal e principal responsável pelo golpe de estado de 28 de Maio de 1926 que derrubou a I República e instalou a Ditadura Militar. Sendo a primeira força de segurança a estabelecer-se esta vila piscatória.


Com as designações de Secção Fiscal, Subdestacamento Operacional e Subdestacamento Fiscal (da Brigada Fiscal da GNR desde 1993) teve vários postos fiscais dela dependentes. Há notícia de os fortes de Mil Regos (em ruínas) e de Ribamar (casa de veraneio da GNR) pertencerem à Secção da Ericeira.


Nos anos oitenta do século vinte estavam em actividade os postos de Santa Cruz (actualmente abandonado e vandalizado), Assenta (actualmente abandonado e vandalizado), Praia das Maçãs ( desactivado e entregue ao proprietário) e Forte da praia do Magoito ( posto de observação LAOS da Unidade Controlo Costeiro da GNR).
[Conforme informação em comentário do Sargento Lima, que foi comandante da Fiscal em Santa Cruz, quando foi criado um novo  Posto misto em Santa Cruz que albergava o Subdestacamento da Brigada Fiscal da GNR( também extinto) e o Posto Territorial da GNR, o antigo posto foi por ele entregue às Finanças de Torres Vedras, antes do estado de degradação em que se encontra]


Com a extinção da Brigada Fiscal e a criação da UCC esteve previsto um Subdestacamento de Controlo Costeiro para a Ericeira, o que faria todo o sentido visto as unidades mais próximas distarem muitas dezenas de quilómetros ( Lisboa e Peniche) e estarem a ser feitas grandes obras de qualificação no porto. Por motivo que se desconhece o subdestacamento da UCC da Ericeira nunca foi criado.

Tendo permanecido cerga cerca de 120 anos ligado ao combate às infracções fiscais e à repressão do contrabando por desembarque costeiro a Guarda Fiscal/Brigada Fiscal da Ericeira foi extinta em 31 de Dezembro de 2008.


As suas instalações, no Forte, passaram, desde então. a servir de sede ao Posto Territorial da GNR.

1 comentário:

  1. Rui Lima - Sargento Ajudante24 de janeiro de 2010 às 11:47

    Ao autor deste belo artigo um só reparo, o facto do antigo Posto Fiscal da Praia de Santa Cruz ter sido entregue por mim, com ordem do comando,durante o meu comando de 8 anos do então extinto (à semelhança da Ericeira)Subdestacamento Fiscal de Santa Cruz (Posto Misto e agora pertencendo ao Comando Territorial de Lisboa - Destacamento de Torres Vedras) ao serviço de Finanças de Torres Vedras, muito antes de ter chegado ao estado lastimável em que se encontra....

    ResponderEliminar