quinta-feira, 24 de setembro de 2009

POSTO GF ABANDONADO E CASA DOS GUARDAS DAS FERRARIAS -MOURÃO





Na realidade é muito triste quando deparamos com antigos postos da G.F,em avançado estado de degradação,quando me é possivel gosto de ir visitar postos onde eu prestei serviço,é uma saudade de quem amou a profissão de Guarda Fiscal e,agora ver antigos Postos aonde fomos felizes a cairem aos pedaços e cada vez mais degradados, seria de toda a justiça obrigar ao Comando Geral da GNR a reconstruir todo este patrimonio e dele fazer casas de veraneo para todos os Guardas Fiscais,pois muitos deles fomos nós que os construimos. Estas fotos são do Posto da G.Fiscal das Ferrarias na Secção de Mourão, com imagens das casas dos Guardas. Para todos os G.Fiscais, um Abraço de saudade desta grande Família.

José Jorge

4 comentários:

  1. Olá José Jorge!
    Não sei quem você é, mas pelo que me apercebi é de 1963; eu era de 1962, fiz a recruta em Matosinhos (1.º Centro de Alistados).
    Fiz carreira em soldado nos postos de Beatas e Mociços Secç.Alandroal; Barradas Secç. Arronches. Depois vim para o Bat.1 e estive na Assenta Secç Ericeira; Arrábida e SAPEC, Secç.
    Setúbal. Como graduado Almagrave e Porto Covo da Secç. Sines; Figueira da Foz. Depois vim para Lisboa, onde passei por Bom Sucesso, Boa Vista, Santos, Fronteiras da Rocha e Alcântara, Fronteiras do Aeroporto de Lisboa, aqui como sargento; 1.ª Comp.ª, SFE na sede do Bat. em Alcântara, Comando da Secç. Emolum. Santa Apolónia, Centro de Instrução GF, e para terminar, tesoureiro do Comando-Geral.
    Não sei se o Jorge se cruzou comigo em algum destes lugares, mas pelo menos devemos ter estado ao serviço concomitantemente durante muito tempo.
    Temos muitas coisas de que nos recordamos com muita saudade, pelo menos as dos primeiros tempos em que ainda novos e cheios de aspirações desempenhavamos nossa missão com muito entusiasmo, para além dos lugares por onde passámos, recordando as boas gentes que, felizmente naquelas paragens nos acolheram sempre muito hospitaleiramente.
    É bom reviver, e presto homenagem aos organizadores dos almoços anuais que, com seu entusiasmo conseguem reunir numa grande confraternização colegas e camaradas que fizeram seus percurssos na nossa saudosa GUARDA FISCAL.
    Não pude comparecer este ano, mas sei que foi mais um grande êxito. Para o próximo ano já espero poder estar lá também...
    E é assim caro Jorge, a vida é uma roda que não pára, mas enquanto por cá estivermos, teremos de aproveitar da melhor forma tudo que possamos, e revivendo memórias passadas vividas é uma delas.
    Saúdo todos que por aqui passam, e convido a que deixem seus testemunhos também.
    J.M.Costa, SCh. Aposentado, com residência no Feijó. serico115@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Olá J.M.Costa,em primeiro que tudo quero cumprimenta-lo e informar que não tenho a mínima ideia de estarmos juntos em serviço mas,devido a muitas buscas efectuadas em algumas revistas da nossa Guarda Fiscal,fui descobrir numa delas de FEV85 a entrega de um prémo pelo melhor classificado no curso de formação de Sag.Aj.,em 14Fev85,entregue por aquele Grande Homem e Senhor General Alves Moreira CGGF.No entanto,agradeço ao J.M.Costa. me corrija se eu estiver errado.A referida foto foi por mim enviada para o Mail- serico115@hotmail.com Espero não ter sigo cansativo ou tão rápido na resposta quanto possível.um abraço J.Jorge

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos,

    gostaria apenas de referir que o meu pai, um Guarda Fiscal de 1970 e reformado em 1996, prestou serviço por 2 anos no Posto da GF das Ferrarias, logo após ter terminado o Centro em Queluz! Por sinal, ainda no ano transacto de 2009, estivemos de visita a Mourão e ao que resta desse Posto Fiscal, altura essa em que soubemos que lá irá ser construído um resort turístico... ao menos sempre terá uma utilidade!
    De resto, gostaria de enaltecer o espirito de camaradagem e a sã amizade que patenteava os antigos Guarda-Fiscais com os quais eu ainda privei nos meus tempos de juventude, coisa que não existe hoje em dia na GNR (onde eu presto serviço) muito por culpa das avaliações de desempenho, dos louvores e das progressões nas carreiras!

    Um abraço a todos os ex-GF`s

    Atentamente

    ResponderEliminar
  4. Preciso de saber a data do falecimento do general Alves Moreira

    ResponderEliminar