10 horas. 22 de Setembro. As pedras duma calçada portuguesa, frente ao Município da Batalha, apelidada na História de " Vila heróica " começava a ser pisada pelas quatro centenas de Militares da Guarda Fiscal e seus familiares e amigos.Deu gosto ver aquele estreitar de abraços, aquele " olha quem ali está ",aquela alegria contagiante de mais uns momentos para o futuro. Por outro lado foi com pesar que vi mais bengalas, fruto da idade e das mazelas que nos vão extinguindo dia a dia.
Recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal, completamente cheio, apresentámos cumprimentos e relatámos o já vasto historial dos nossos Convívios. Numa troca de lembranças o João Nóbrega, militar vindo da Madeira e assíduo constante leu a dedicatória alusiva ao acto inscrita no prato de porcelana, oferta que marcará no sempre a nossa passagem por aquele Município. De salientar que além de outras ofertas a Autarquia quis distinguir-nos com o seu Mesalhão de Honra. A Elvira Infante, filha e esposa de um Guarda Fiscal, faceta dupla e única de entre todos os convivas fez entrega ao Presidente da fita comemorativa colocada depois no Estandarte
Já dentro da Igreja de Santa Maria da Vitória ,no Mosteiro, foi celebrada uma Eucaristia sufragando todos aqueles que deram o último tombo na vida e, pela primeira vez,todos de pé, quisemos dar-lhes o carinho duma calorosa salva de palmas. Foi lido depois um poema subordinado ao tema : " os grandes desejos da vida " que terminava "... quero que todos enriqueçam as suas mentes de molde a ver e sentir que vale a pena viver numa doação total de amizade e entrega de sentimentos àqueles que tantas vezes na sombra do anonimato escondem sem esperança as suas lágrimas,a sua dor, a sua miséria, numa palavra - a sua vontade de ver raiar a luz da esperança. Que Deus salve os que não querem o amanhã. " Brindámos também com um prato gravado o Revº Pároco da Vila.
Em cortejo automóvel seguimos até à Quinta na Aldeia de Santo Antão onde pudemos degustar uma ementa bem elaborada. Um pèzinho de dança e finalmente os Parabéns com o partir do Bolo de Aniversário.
E foi a debandada, o adeus até ao dia 21 de Setembro de 2013 na linda Cidade dos moliceiros - Aveiro.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário