sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Posto da Guarda Fiscal do Cais do Sodré um ex-libris da Guarda Fiscal que desapareceu















Finalmente chegou-nos uma foto do antigo posto do Cais do Sodré, em Lisboa,
Tudo indica ( mas não temos a certeza) que a foto foi tirado aquando do centenário da GF em 1985, pois os uniformes que se  vêem foram feitos nessa época.
A bonita construção em madeira era um ex-libris da Guarda Fiscal e da cidade de Lisboa. 
Segundo informações que obtivemos esteve ativo até à extinção da Guarda Fiscal em 1993,
depois foi abandonado pela GNR, vandalizado e acabou por arder ( possivelmente incendiado por marginais). 
Dada a grande perda para a cidade e o seu grande simbolismo foi feita uma réplica ( não muito bem conseguida) que funcionou como bar: o "Guarda Rios". Depois essa nova construção foi sendo alterada, mudou de gerência, passou a restaurante e acabou por falir. Há poucos meses era outra vez abrigo para marginais e toxicodependentes. Recentemente foi vedado por tapumes.
Não poderia este exemplar único de posto da Guarda Fiscal, construído em 1904 ( que percorreu o mundo em postal ilustrado), e que conseguimos bem preservar durante quase um século, ser um núcleo museológico sobre a Guarda Fiscal, as Alfândegas e o Porto de Lisboa? Não seria um ótimo Posto de Turismo para os milhões de Turistas que nos visitam? 

Um dia será feita a devida JUSTIÇA à nossa Guarda Fiscal!


Postal Ilustrado com o antigo Posto da Guarda FISCAL (que se encontrava exposto no bar "Guarda Rio"



BAR "GUARDA RIO" cerca do ano 2000, em edifício reconstruío
Mais informações em:http://picachouricosgf.blogspot.pt/2009/07/cais-sodre-lisboa-antigo-posto-da.html

CD

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Posto da Guarda Fiscal de Lagoa de Albufeira - Abandonado pela GNR


Chegou-nos mais uma fotografia de um quartel da Guarda Fiscal  em galopante estado de degradação. Mais um! Numa zona balnear de excelência, bem perto de Lisboa, seria uma óptima casa de veraneio,  repouso, ou outros fins, assim o quisessem os Serviços Sociais da GNR.
Quanto não valeria um imóvel destes, no local onde está, para uma empresa privada de turismo?  É o país que temos! É o Estado que vamos tendo!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Historial dos Convívios Nacionais dos Militares da Guarda Fiscal e Um Desfolhar de Lembranças, de Luís Infante
















O Sr. Major Luís Infante publicou recentemente duas obras de sua autoria: Historial dos Convívios Nacionais dos Militares da Guarda Fiscal  (1993-2014) e a coletânea Um Desfolhar de Lembranças, livros que teve a amabilidade de oferecer e enviar para a equipa do Picachouriços - Guarda Fiscal.

O primeiro, como o título indica, versa sobre os nossos Encontros Nacionais, de que é, como todos sabemos, grande impulsionador. O segundo contém poemas e outras "lembranças" da vida do Major.

O nosso obrigado e muitos parabéns por mais um projeto concretizado.

C.D.



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Posto Fiscal da Esperança - Arronches é sede da Junta de Freguesia




É com satisfação que damos notícia de mais um posto da nossa GUARDA FISCAL - o da Esperança, Arronches - que foi salvo do triste destino a que foram abandonados centenas de "irmãos" seus por parte da GNR e demais autoridades centrais de Lisboa.
Honra às organizações locais que vão preservando o património das suas áreas, ajudando a conservar a memória e história locais.

O Posto da Esperança é agora sede da Junta de Freguesia de Esperança-Arronches.

Vemos com agrado que, em alguns destes quartéis (alguns vendidos a particulares), o bom gosto e a noção da cultura  permitiram que os símbolos da guarda fiscal continuem "vigilantes" nas fachadas desses edifícios lembrando a sua antiga a função e a instituição a que pertenceram.
Infelizmente, a concepção retrógada  da GNR no que toca a estes assuntos, permitiu o roubo de dezenas de placas que tinham bem esculpidas a nossa estrela de 16 pontas ( rosa dos ventos) e as 5  quinas símbolo de Portugal, arrancou-os dos edifícios para que estes não fossem identificados e acusada de má gestão dos mesmos, ou tirou-os para colocar os seus.  

Temos notícia que na zona de Arronches, para além do Posto da Esperança agora recuperado, o Posto das Datas e Tarragais foram entregues/vendidos a particulares e o de Arronches, sito na rua Barroso, está devoluto.